01/09/2021

Carta de apoio da CDL Videira às manifestações democráticas em defesa da Constituição

Fundada há 45 anos e edificada pela pluralidade de ideias e respeito as diferenças, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Videira (CDL), entidade associativa representante da classe empresarial do comércio varejista torna pública sua preocupação com os atuais desafios à harmonia político-institucional e, como consequência, à estabilidade econômica e social em nosso país. Da mesma forma manifesta seu apoio às manifestações pacíficas e democráticas que buscam visibilidade na busca de melhorias para toda a sociedade.

A liberdade de expressão é um direito constitucional, que permite a população mostrar suas insatisfações e principalmente exigir que os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário executem suas atribuições constitucionais, respeitando sua autonomia e independência. Acreditamos que qualquer manifesto da sociedade é legítimo, desde que seja ordeiro e pacífico.

É imperativo o momento de expressarmos opiniões e ideias, sem interferência ou eventual retaliação dos poderes constituídos. A CDL Videira é uma organização apartidárias, e na atual conjuntura reivindica por reformas imprescindíveis para destravar o Brasil e impulsionar a economia. As reformas Tributária, da Previdência e Administrativa, são alguns exemplos.

A classe produtiva, já castigada com os impactos provocados pela pandemia, vê-se obrigada a assistir as constantes interferências entre os três poderes, impossibilitando a aprovação de "pautas" urgentes para a retomada da economia, além de provocar risco institucional, insegurança jurídica e consequente estagnação e entraves no crescimento do País. A cadeia produtiva que representamos precisa de estabilidade, de segurança jurídica e de harmonia, para poder trabalhar. E este é nosso apelo, diferente de incentivar paralisações ilegais, confrontos, ou partidarização nociva.

A classe empresarial vem fazendo a sua parte e continuará lutando por uma sociedade melhor! O Brasil precisa da união de todos para superar e vencer esses desafios.

Precisamos de Democracia e Liberdade!

Videira (SC), 1º de setembro de 2021.

Diretoria CDL Videira