Notícias

19/07/2021

CDL Videira convida lojistas a decorarem suas vitrines durante a Campanha Agosto Laranja

CDL Videira convida lojistas a decorarem suas vitrines durante a Campanha Agosto Laranja

Mobilização feita pela APAE Videira visa prevenir novos casos de deficiência Intelectual e Múltipla


Estimular os associados e os consumidores de Videira e região a refletirem sobre a prevenção, proteção, promoção e inclusão das pessoas com deficiência. Esse é o objetivo da CDL Videira, que está conclamando os mais de 250 associados a aderirem a Campanha Agosto Laranja promovida pela APAE de Videira, simultaneamente com a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que acontecerá em todo o Brasil de 21 a 28 de agosto.

A ideia, segundo a gestora executiva da CDL Videira, Larissa Seemann Perondi é que, em Videira, durante todo o mês de agosto, os lojistas decorem suas vitrines com a cor laranja, em alusão a Campanha. Desde 2019, a iniciativa também conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Lei nº 3.726/2/19 que institui, no município, o mês de agosto como “Agosto Laranja”, portanto órgãos públicos também deverão se mobilizar.

A diretora cultural da CDL – Ivonete Zani que também é presidente da APAE Videira explica que a mobilização dos lojistas busca amplificar os efeitos do Projeto Prevenir desenvolvido pela Associação. Ela destaca que o lema atual do Programa da APAE Videira é “Prevenção: semeando esta ideia”, já que a Organização Mundial da Saúde estima que 70% das deficiências podem ser evitadas através de atitudes diárias de prevenção. “O Programa que a APAE trabalha objetiva diminuir a ocorrência de novas deficiências, tanto no nascimento quanto a aquisição ao longo da vida e também a identificação de casos que necessitam de intervenção precoce. Por esse motivo tão nobre, assim como todas as demais ações que a APAE Videira desenvolve, a diretoria da CDL se sensibilizou e está convocando todos os associados a também aderirem a Campanha”, aponta a diretora.

O presidente da CDL, Fernando Taffarel Favero também destaca que essa será uma excelente oportunidade de a comunidade conhecer os trabalhos desenvolvidos pela instituição ao longo de todo o ano, como instrumento de defesa e garantia de direitos e mobilização social das pessoas com deficiência.


Silvia Palma
Assessoria de Imprensa