Notícias

04/06/2019

Dia dos namorados será com presentes tradicionais e pequenas compras

Dia dos namorados será com presentes tradicionais e pequenas compras

Dia dos namorados será com presentes tradicionais e pequenas compras
Consumidor está cauteloso e lojistas esperam retomada econômica, aponta FCDL/SC

Para 85,46% dos entrevistados por um levantamento feito pela Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), as vendas deste ano devem ser semelhantes ou melhores do que o registrado em 2018. Como a base de comparação é baixa, agora a expectativa apresenta leve alta. Enquanto no ano passado o comércio varejista catarinense teve 1,56% de aumento nas vendas, agora o setor acredita que pode chegar a 4%, de acordo com 50,3%. Na avaliação de 36,97%, o tíquete médio será de até R$ 120,00 com grande diversidade nos tipos de presentes: embora itens de vestuário lidere com 25,45%, outras opções foram citadas, como joias (12,73%), calçados (12,12%), acessórios (6,06%), perfumes (5,45%), flores (4,85%), cosméticos e chocolates (ambos com 4,24% cada).

O presidente da FCDL/SC, empresário Ivan Tauffer analisa o resultado do levantamento e aponta o perfil que se consolida, a partir da observação das últimas datas especiais. "Embora cauteloso, o catarinense certamente fará com que a principal data do varejo no primeiro semestre seja marcada por crescimento nas vendas. Acompanhamos o comportamento de compras e temos percebido que o perfil predominante é o de um consumidor conservador, que realiza pequenas compras de um presente, e que está preocupado em não estender o tempo para pagamento desses valores".

O presidente da CDL Videira, José das Neves Olivo também endossa a expectativa estadual para o comércio videirense. Para ele, a previsão de incremento superior ao ano passado já é reflexo da retomada da confiança do consumidor na economia do país. “Acredito que o período mais turbulento de adaptação do novo governo já passou. Claro que inda há algumas incertezas entre os empresários quanto ao reflexo das decisões governamentais sobre o varejo, principalmente em temas como a reforma da previdência, por exemplo, mas de modo geral parece que a economia está voltando a respirar e isso é excelente para o comércio”, destaca Olivo.

Lojas abertas até mais tarde neste sábado (8)

Para facilitar o acesso do consumidor ao comércio, as mais de 200 lojas associadas à CDL Videira promovem neste sábado (8), mais uma edição do Sábado D. Neste dia as lojas estendem o atendimento até as 16 horas, permitindo que as pessoas que trabalham durante a semana também façam suas compras.

Imagem: Internet

Silvia Palma
Assessoria de Imprensa