Notícias

18/09/2018

Recicla CDL na Escola ganha material didático para reforço nas atividades

Recicla CDL na Escola ganha material didático para reforço nas atividades

Jogos, adesivos, DVD e cartilha são novidades para uso em sala de aula

Alunos das oito escolas da Rede Municipal de Ensino de Videira, inscritos na 8ª edição do Concurso Recicla CDL na Escola, terão novidades para trabalhar e desenvolver as atividades neste ano. É através de um jogo de tabuleiro com peças recicláveis, de episódios em desenho animado (distribuídos em DVD), além de uma revista, cartilha e adesivos que os personagens da Liga Sustentável chegam às 1.395 escolas que aderiram à iniciativa de educação ambiental da Federação das CDLs de SC (FCDL/SC), que neste ano tem como tema o consumo consciente.

O presidente da CDL Videira, José das Neves Olivo explica que o objetivo destes materiais complementares é possibilitar que os kits com materiais exclusivos sirvam de instrumentos para que os professores incluam o Recicla CDL na Escola em suas atividades. Direcionado a estudantes das redes públicas municipais de escolas de Ensino Fundamental, o Recicla CDL na Escola conta com duas modalidades: desenho – para alunos do 1º ao 5º ano – e redação, para aqueles que estão entre o 6º e o 9º ano.

Neste ano, mais de 186 mil estudantes de todo o estado se inscreveram. "São urgentes as mudanças de comportamento em todas as esferas, com novas atitudes. Inspirados nas lições que crianças e adolescentes nos ensinam por intermédio dos desenhos e redações que fazem parte da atividade, vamos trabalhar para a formação de sociedades mais justas e ecologicamente equilibradas", reflete Olivo.

Realizado nas escolas com apoio das CDLs, de secretarias municipais de educação, o Recicla CDL na Escola conta com apoio do Sicoob e Leo&Leo. O programa já contou com 902.500 inscrições em todas as edições e chega a 2018 com o triplo de adesões de CDLs e crescimento de 60,5% no total de escolas participantes em relação ao ano anterior. Em 2017, o programa Recicla CDL na Escola foi reconhecido com o prêmio Fritz Muller, concedido pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) à FCDL/SC.

Cronograma e premiação:

A etapa local inicia em setembro, com a produção nas escolas e nos municípios. Para auxiliar nesta fase, as CDLs e escolas participantes podem contar com o material preparado para sensibilização dos estudantes e que está disponível no site ww.ligasustentavel.com. Os selecionados serão encaminhados à FCDL/SC. Em novembro a comissão estadual selecionará os cinco melhores de cada categoria. A entrega da premiação será realizada pelas respectivas CDLs.


Silvia Palma
Assessoria de Comunicação