09/01/2020

CDL Videira comemora retorno do estacionamento rotativo

Em um cenário de vias urbanas congestionadas, o estacionamento rotativo tem uma grande importância para garantir um fluxo contínuo de vagas disponíveis nas cidades. Em Videira, após mais de um ano sem o serviço, no último dia 16 de dezembro, o município voltou a contar com o estacionamento pago para carros e motos. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o retorno do serviço é de extrema importância para o comércio, que vinha padecendo pela falta constante de vagas para estacionar na área central e consequentemente com a queda no movimento.

O presidente da entidade, José das Neves Olivo explica que durante todo o período que Videira esteve sem a Zona Azul, a CDL sempre participou de encontros com a Prefeitura e entidades em busca de solucionar o problema. “Nossa realidade atual não permite mais a ausência desse serviço. Durante 2019 nossos lojistas sentiram na pele a diminuição de consumidores pelo fato de não haver vagas para estacionar. Por sabermos o quão importante é esse serviço é que nos disponibilizamos em ajudar a APAE no que eles precisarem para gerenciar o estacionamento rotativo” diz Olivo enaltecendo o comprometimento da entidade, com o município, ao assumir essa responsabilidade. “Vale destacar que a atual presidente da APAE, a empresária Ivonete Zani, também é membro da diretoria da CDL, o que aproxima e fortalece ainda mais a parceria entre as duas entidades”.

Área atendida e valores
Desde o dia 16 de dezembro de 2019, o estacionamento rotativo de Videira é coordenado pela APAE e operacionalizado pela empresa Estacionamento Digital de Joinville, que atua em outras cidades de Santa Catarina. Neste primeiro momento o sistema está funcionando em alguns trechos da Saul Brandalise, XV de Novembro e Dom Pedro II, no entanto, a partir de segunda-feira (13), o serviço será ampliado para toda a extensão da Saul Brandalise, para as ruas Pedro Andreazza, Coronel Alberto Schmidt, XV de Novembro (da Rua Florianópolis até o entroncamento com a Marechal Floriano Peixoto), Brasil e Antonio Nico Fávero (Beira Rio).
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h e sábado das 8h30 às 12h. Os valores por hora são R$ 1,90 para carros, R$ 0,50 para motocicletas R$ 0,50 e R$ 3,90 para carga e descarga. Para vaga destinada a veículos automotores ocupada por caçamba estacionária coletora de entulho, que necessitará de autorização especial, deve ser pago por dia uma tarifa de R$ 16,00. Os créditos/tickets podem ser adquiridos pelo aplicativo “Estacionamento Digital”, pelo site www.estacionamentodigital.com.br/videira ou com os monitores.
Confira todos os detalhes do funcionamento do estacionamento rotativo de videira

É possível utilizar o estacionamento rotativo de forma totalmente digital ou então da maneira tradicional que são os tickets avulsos.

Utilizando com ticket
Sempre que estacionar em uma vaga da zona azul, deve-se dirigir até um monitor identificado da empresa ou então um Posto de Venda (PDV) e efetuar o pagamento do tempo de permanência desejado. O monitor ou Posto de Venda lhe entregará seu ticket e você estará regular.

Utilizando de forma digital
É a forma mais prática e simples e funciona da seguinte maneira: você precisa se cadastrar no site (www.estacionamentodigital.com.br/videira ), ou então com um monitor nas ruas. Este cadastro é BEM simples e descomplicado. Depois do cadastro, você precisa comprar créditos virtuais, que podem ser adquiridos com qualquer monitor nas ruas, nos Pontos de venda ou ainda no próprio site.

Depois que tiver créditos, você pode utilizar a zona azul sem precisar se deslocar até um monitor. Você pode utilizar seus créditos virtuais com mensagem de celular (SMS para o nº 29000 com a mensagem "videira vaga"), com aplicativo (Android/Iphone), pelo site ou, simplesmente estacione que um dos monitores fará a ativação automática do tempo máximo de permanência na vaga. Para que o monitor possa acionar o serviço para o motorista é necessária uma autorização prévia que pode ser feita com o monitor ou através do site/aplicativo.

Fracionamento: Em Videira usando o formato digital o usuário poderá pagar somente o tempo que permaneceu na vaga, para isso basta ao sair da vaga parar a alocação digital e os créditos de tempo não utilizados irão voltar para sua conta digital da cidade. Ex. Usuário ativa 1 hora, mas fica só 45 minutos, poderá via aplicativo acionar o botão de "Parar alocação" e o valor fracionado destes 15 minutos retornam para o usuário. Mas atenção, a permanência mínima em Videira é de 30 minutos.