Notícias

06/06/2019

CDL Videira e Secretaria de Educação firmam parceria para o Concurso Recicla CDL na Escola

CDL Videira e Secretaria de Educação firmam parceria para o Concurso Recicla CDL na Escola

Uma nova aventura está prestes a começar para os alunos da rede municipal do ensino de Videira, com o início do Recicla CDL na Escola – Liga Sustentável 2019. Nesta quinta-feira (6), a diretora cultural da CDL Videira, Ivonete Zani e a gestora executiva da entidade, Larissa Seemann Perondi visitaram a Secretaria de Educação de Videira, onde oficializaram a participação das 9 escolas do município no Concurso. A parceria foi assinada pelo secretário de Educação, Luiz Felipe Torcatto Zanella e pela diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Mara Lucia Sechi Mezzaroba.

Aos representantes da Secretaria de Educação, Ivonete e Larissa explicaram que a nona edição do concurso de educação ambiental está repleta de novidades e convidará os estudantes a refletirem sobre a Biodiversidade, tema que busca falar a respeito da variedade das espécies vivas e o que representam para o equilíbrio das funções ecossistêmicas e desenvolvimento humano. Co base no o tema "O que você pode fazer em defesa da biodiversidade?”, os alunos do 1º ao 5º anos vão elaborar desenhos e, os do 6º ao 9º anos, redações.

Como acontece anualmente, a FCDL/SC enviará gratuitamente às CDLs para repassar ás escolas, materiais desenvolvidos especialmente para o concurso. Os kits contam com uma novidade este ano: um gibi que retrata a mais nova aventura dos heróis da Liga Sustentável. Além disso, serão enviados folders com orientação aos professores, cartazes A3, fichas de inscrição, folhas de redação, envelopes para devolução dos trabalhos para a FCDL/SC, relatório de atividades do professor e DVD (conterá novo episódio da Liga Sustentável e os anteriores, regulamento do concurso, cartilhas de educação ambiental, playlist e arquivos do concurso em PDF).

O Recicla CDL na Escola tem dois níveis de premiação: fase municipal, sendo escolhido um representante na categoria desenho e outro na categoria redação. Para estes vencedores, a FCDL/SC enviará gratuitamente um kit contendo mochila e material escolar. Já na fase estadual serão destacados os cinco melhores trabalhos de cada modalidade. A premiação é um tablet para o aluno e seu professor orientador. A fase municipal está prevista para acontecer até o dia 30 de setembro, já a etapa estadual, até o dia 08 de novembro.

Para o presidente da CDL Videira, José das Neves Olivo, a participação dos alunos videirenses no concurso já é uma tradição e tem se tornado um importante instrumento de conscientização dos estudantes e suas famílias, já que o aprendizado é multiplicado. “A exemplo do concurso, o Recicla CDL, que recolhe lixo eletrônico gratuitamente também é um sucesso em Videira. Por meio dele a CDL Videira já recolheu mais de 200 toneladas de lixo, o que demonstra que os dois projetos tem feito grande diferença em nossa comunidade”, disse Olivo agradecendo a parceria com a Secretaria de Educação.

Silvia Palma - Assessoria de Imprensa