Notícias

09/11/2018

CDL atende apelo da CCO da Festa da Padroeira de Videira e orienta comércio a fechar no dia 8 de dezembro

CDL atende apelo da CCO da Festa da Padroeira de Videira e orienta comércio a fechar no dia 8 de dezembro

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Videira (CDL) comunica que após apelo da Comissão Organizadora das festividades alusivas à padroeira de Videira, Imaculada Conceição, prevista para acontecer no sábado, dia 8 de dezembro, orienta seus associados à não abrirem seus estabelecimentos nesse dia. No entanto, o presidente da entidade, José das Neves Olivo destaca que a CDL não tem poder de decisão para determinar se as lojas fecham ou não, apenas orienta. A decisão de abertura é do próprio lojista que tem amparo na Lei Complementar Municipal nº 189/17 assinada pelo prefeito Dorival Borga, em outubro de 2017. De acordo com a Lei, o comércio videirense está liberado a funcionar das 7 horas às 22 horas, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, de acordo com a necessidade de cada empresa.

Olivo ainda explica que atendeu apelo da Comissão da Festa da Imaculada Conceição, porque segundo os organizadores, para festividade que acontece no início do próximo mês já foi feita a contratação de vários serviços e produtos que serão comercializados, não podendo haver devolução e/ou suspensão. Além disso, segundo a CCO, muitos lojistas e funcionários do comércio são voluntários para ajudar na realização da festa, o que comprometeria a atuação, casos eles estivessem trabalhando no comércio nessa data.

“Nos sensibilizamos com essas questões e decidimos orientar o comércio a não abrir nessa data, neste ano. No entanto, já acordamos com a Paróquia e com a CCO da Festa que a partir do ano que vem o comércio será orientado a abrir, isso porque vivemos um novo tempo, onde a cidade tem recebido grandes redes varejistas que não fecham aos finais de semana e feriados, assim como os supermercados que já adotaram o funcionamento em todos os dias. Ou seja, nossos associados também precisam se adequar a essa nova realidade”, finalizou.

Silvia Palma
Assessoria de Comunicação