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30/01/2018

CDL Videira oferece nova ferramenta para ampliar segurança e evitar fraudes nas lojas associadas

CDL Videira oferece nova ferramenta para ampliar segurança e evitar fraudes nas lojas associadas

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Videira (CDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) estão disponibilizando mais um importante serviço para os lojistas associados. É o registro fotográfico facial do consumidor no momento do cadastramento para compras no crediário. Juntamente com o preenchimento completo da ficha cadastral, da assinatura igual a do documento de identificação fornecido e das cópias físicas ou digitalizadas de documentos e comprovantes de renda e residência, o registro fotográfico é um importante aliado para diminuir a inadimplência e assegurar ações de âmbito legal.

Segundo o presidente da CDL Videira, José das Neves Olivo, o cadastramento fotográfico já está sendo realizado há alguns meses diretamente na CDL, quando os consumidores vão fazer consultas no Sistema SPC e Serasa, mas também pode ser feito nas próprias lojas, durante o preenchimento das fichas. Para isso, os lojistas devem ter uma webcam interligada diretamente ao sistema disponibilizado pela CDL. Em Videira, cerca de 500 consumidores já compõe o acervo fotográfico do SPC. Em todo o Estado, são quase 50 mil consumidores cadastrados. “Conhecer o seu público é fundamental em todos os sentidos. Os dados atualizados podem ser decisivos para determinar ações e é uma maneira eficiente de evitar fraudes, auxilia no combate à inadimplência e minimiza os riscos da concessão do crédito”, relata.

Olivo ainda chama a atenção dos lojistas para a importância da atualização constante dos cadastros. “Em razão de mudanças que ocorrem ao longo do tempo, no endereço, na situação financeira e no patrimônio das pessoas, não basta fazer o cadastro do cliente apenas uma vez. É necessário realizar atualizações periódicas, para manter, aumentar ou reduzir o crédito do cliente. A CDL sugere definir o prazo máximo de seis a doze meses para a validade do cadastro de um cliente e providenciar sua atualização no momento de uma nova compra”, diz o presidente complementando que os lojistas interessados em utilizar o sistema devem procurar a CDL para receber informações e treinamento.

Silvia Palma
Assessoria de Comunicação