15/02/2017

Sindicatos do Comércio Varejista e dos Empregados de Videira fecham acordo sobre sábados D e reajuste salarial

Os sindicatos do Comércio Varejista e dos Empregados do Comércio de Videira assinaram nesta semana o acordo para o funcionamento do comércio durante o ano de 2017 e também o reajuste salarial dos comerciários. As propostas haviam sido elaboradas durante reunião realizada com associados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Videira (CDL), no dia 11 de janeiro e após ampla negociação foi aprovada nesta semana.

Segundo o acordo, a realização dos Sábados D - quando as lojas ficam abertas até as 16 horas, continuarão sendo realizados duas vezes por mês (sempre nos dois primeiros sábados). O calendário aprovado ficou assim definido:

Fevereiro – Dias 4 e 11 – Sábado D e dia 27 feriado de Carnaval
Março - Dias 4 e 11 – Sábado D
Abril - Dias 8 e 15 – Sábado D
Maio - Dias 6 e 13 – Sábado D
Junho – Dias 3 e 10 - – Sábado D
Julho – Dias 01 e 8 – Sábado D
Agosto – Dias 5 e 12 – Sábado D
Setembro – Dias 02 e 09 – Sábado D
Outubro – Dias 07 e 14 – Sábado D
Novembro – Dias 04 e 11 – Sábado D e dia 24 – Black Friday
Janeiro/2018- Dia 6 – Sábado D

O presidente da CDL – José das Neves Olivo explica que o mês de dezembro ficou fora da negociação. Segundo ele, o mês é um dos mais aguardados e explorados pelo comércio varejista, por isso, terá uma negociação especial para os horários ampliados de funcionamento. A discussão deve iniciar em breve entre os sindicatos do Comércio Varejista e dos Empregados do Comércio de Videira.

Reajuste salarial para o comércio será de 7,52%

Outro acordo firmado entre os sindicatos foi em relação ao reajuste salarial para os trabalhadores do comércio de Videira. O Sindicato Patronal e o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio fecharam o acordo coletivo para o ano de 2017 prevendo que o piso passa de R$ 1130,00 para 1215 (reajuste de 7,52%). Já os demais trabalhadores do comércio varejista videirense receberão 7% de reajuste retroativo a janeiro.