Notícias

30/01/2017

Olivo fala sobre expectativas do comércio varejista para 2017

Olivo fala sobre expectativas do comércio varejista para 2017

Expectativa do comércio varejista para 2017

Nos últimos dois anos, o comércio varejista vem enfrentando forte retração nas vendas, configurando-se como um dos piores momentos da década. A informação é consenso nacional e é resultado da grave crise econômica , altas taxas de desemprego e de inflação, além de outros complicadores, como a crise política, por exemplo.

No entanto, o presidente da CDL Videira, José das Neves Olivo que as apostas estão direcionadas para que 2017 seja a luz no fim do túnel. Segundo ele, algumas razões levam a essa melhor expectativa na economia. Primeiro, porque houve uma mudança do quadro político que animou os empresários, tanto que os indicadores de confiança do consumidor e do empresário do comércio, ambos divulgados pela Fecomercio, registram alta no comparativo anual de 19% e 27%, respectivamente. Além disso, o Banco Central já iniciou o novo ciclo de queda da taxa de juros. Isso significa que o crédito ficará cada vez mais barato para os empresários e consumidores.

Com a melhora nas expectativas dos empresários sobre a economia, aliada à maior previsibilidade e ao preço do dinheiro mais barato, espera-se para o próximo ano o crescimento dos investimentos e, por consequência, a reversão da curva do desemprego. O consumidor, por sua vez, além de ver a inflação com menor pressão, notará o crédito mais facilitado e barato, o que é importante para estimular a compra, principalmente, daqueles bens mais caros que necessitam de crédito de longo prazo, como os setores de duráveis e semiduráveis. O processo de recuperação será lento e difícil e o que é mais aguardado por todos é a retomada das condições econômicas das famílias com emprego e renda. “Pode-se dizer, portanto, que o pior foi superado e que 2017 será um ano melhor”, prevê Olivo.


Silvia Palma
Assessoria de Imprensa