Notícias

20/10/2016

Crediário mais eficiente foi tema de workshop oferecido pela CDL Videira

Crediário mais eficiente foi tema de workshop oferecido pela CDL Videira

A CDL Videira promoveu nesta quarta-feira (19), mais uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional para os associados. O Workshop “Ganhando dinheiro com o crediário”, ministrado pelo facilitador Jorge Caresia, da FCDL/SC orientou e capacitou os lojistas com soluções provenientes da gestão do crédito, tendo como foco a avaliação de risco de cheque e crediário. Segundo o palestrante 67% dos brasileiros compram com cartão próprio da loja, carnês e crediário. Além disso, 18% dos brasileiros parcelam pelo menos uma compra no mês, por isso, o tema é de extrema relevância para a saúde financeira do setor varejista que tem do crediário uma forma de fidelização do cliente.

Para Caresia além de vender a prazo, o lojista deve adotar uma série de precauções para assegurar o recebimento dessas vendas. Para auxiliá-lo, a CDL e o SPC oferecem uma série de ferramentas para avaliação no momento da análise de crédito. Entre elas está a carta de aviso cobrança com boleto e a Consulta 65, considerada a mais completa do país para avaliar se o cliente possui restrições que comprometam as compras no cheque e no crediário. O palestrante ainda apresentou a consulta SPC Perfil que é baseada em metodologia estatística e a ponta a probabilidade da indadimplência do cliente em 12 meses. “Dados da FCDL e do SPC/SC apontam que em 2015 a recuperação de inadimplentes registrados no SPC foi superior a 80% o que demonstra que este serviço também é muito importante para o comércio”.

O presidente da CDL Videira – José das Neves Olivo enalteceu a iniciativa da entidade em promover ações de capacitação constante aos lojistas videirenses. “Um dos papéis da CDL é ofertar ferramentas de aperfeiçoamento para o comércio local, por isso, temos buscado profissionais gabaritados e atualizados para trazer informações que possam impactar positivamente na atividade de nossos associados. Esse workshop, por exemplo, apresentou sugestões de fácil implementação no dia-a-dia do lojista”.

Silvia Palma
Assessoria de Imprensa