02/04/2013

Videira sedia reunião do 11º Distrito Lojista de SC

O tesoureiro da CDL Videira – José das Neves Olivo que também é diretor do 11° Distrito Lojista de Santa Catarina promoveu na noite desta segunda-feira (1º) a primeira reunião distrital sob seu comando. O encontro aconteceu no salão de eventos da CDL Videira e contou com as presenças do presidente da CDL Videira – Evandro Colle e dos demais membros da diretoria local, além do vice-presidente de Coordenação Distrital da FCDL-SC – Olair Klemtz e de representantes das CDLs de Caçador e Lebon Régis que fazem parte da região de abrangência do 11º Distrito.

Durante o encontro Olivo e Klemtz repassaram informações importantes sobre ações que a FCDL vem adotando para o desenvolvimento do comércio catarinense, como a articulação para baratear a aquisição de um programa que realiza o armazenamento de Nota Fiscal Eletrônica, assim como a implantação da Certificação Digital que é um documento eletrônico que permite ao lojista comunicar e efetuar transações eletrônicas de forma rápida, sigilosa e com validade jurídica; além da disponibilização da nota promissória eletrônica que está disponível gratuitamente no site da Federação e agiliza os serviços de pequenos lojistas.

Os presentes também tiveram acesso a informações sobre a Convenção Lojista Estadual que acontece no próximo mês em Blumenau e sobre o Decreto 1357 que instituiu o recolhimento antecipado da diferença de ICMS nas operações de compra de produtos de outros estados, afetando diretamente as micro, pequenas e médias empresas catarinenses. A medida tem gerado grande polêmica e foi suspensa por 90 dias pelo Governador do Estado. “Encontros como este possibilitam a troca de informações e experiências com representantes lojistas de outros municípios e, a presença de um representante da FCDL também enriqueceu a reunião trazendo elementos que certamente impactarão no desenvolvimento do setor lojista de Videira e da região”, disse Olivo.

O próximo encontro dos membros do 11º Distrito deve acontecer no mês de maio em Caçador, já que a proposta da FDCL é que as reuniões sejam itinerantes.