06/08/2013

Empresários videirenses conhecem o Projeto ALI que apoia a inovação nas empresas do Comércio Varejista

O Centro de Atendimento SEBRAE ao Empreendedor – CASE de Videira mantido através de uma parceria entre a Prefeitura/Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação, CDL e ACIAV reuniu na manhã desta terça-feira (6), de representantes das entidades parcerias, empresários, imprensa e equipe técnica da coordenadoria regional do Sebrae Meio Oeste para o lançamento do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI).

O evento aconteceu durante um café da manhã no salão de eventos de CDL e foi apresentado pela coordenadora regional do Sebrae Meio Oeste, Sueli Bernardi e acompanhado pelo coordenador local do CASE, Hamilton Zardo Junior. Aos presentes ela explicou que o ALI tem o objetivo de orientar e apoiar as empresas de pequeno porte do varejo a inovar para torná-las mais modernas e competitivas no mercado. “Há dois anos o Sebrae Nacional lançou o projeto voltado para a indústria e Santa Catarina se destaca como estado inovador, pois é o primeiro a levar esta metodologia para o varejo”.

Sueli destacou que hoje são cerca de 150 mil empresas do varejo em Santa Catarina, que geram aproximadamente 450 mil empregos. “Estes números mostram o quanto é necessário que este setor continue crescendo para a economia catarinense”. Para o Meio Oeste foram destinadas 180 vagas para empresas e o investimento do Sebrae será de R$ 405 mil. No estado serão 2,4 mil empresas atendidas e R$ 5,4 milhões investidos nos próximos dois anos. Durante o café da manhã, os empresários também foram apresentados à equipe de agentes de inovação que irá visitar as empresas e atender as demandas da região.

Conheça o do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI)

O Programa ALI é gratuito para o empresário, mas é necessário estar no setor do comércio e ser enquadrado como Empresa de Pequeno Porte (EPP) – caracterizada pelo faturamento anual compreendido entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões. O ALI auxilia as empresas no desenvolvimento da cultura da inovação dentro de suas estruturas, trabalhando o fator mais importante para aumento de competitividade que é a capacidade de sempre oferecer novos produtos e serviços para o mercado por meio da inovação. O projeto tem como objetivo acompanhar os empresários de pequenas empresas na prática da gestão da inovação, de modo a tornar suas empresas inovadoras. As ações são desenvolvidas ao longo de dois anos com várias etapas de orientação e acompanhamento, sem custos para a empresa. As etapas envolvem sensibilização, diagnóstico, devolutiva + plano de ação e acompanhamento na implementação. O projeto ainda conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ.

O empresário Fernando Mendonça Soares que atua no setor industrial produzindo máquinas e equipamentos fez questão de conhecer o projeto e aposta na parceria com o Sebrae para tornar o negócio dele mais competitivo. “Me interessei bastante pelo Programa pois vi nele a oportunidade de expandir minha empresa e ganhar conhecimento de mercado. Além disso, minha intenção é estar apto a acessar linhas de crédito junto ao BNDS, por exemplo, tanto para ampliar minha empresa, quanto para financiar para meus clientes”.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira