Notícias

07/08/2013

Associados da CDL Videira conhecem sistema de armazenamento de arquivos XML de Notas Fiscais Eletrônicas

Associados da CDL Videira conhecem sistema de armazenamento de arquivos XML de Notas Fiscais Eletrônicas

Dezenas de associados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Videira (CDL) e contadores do município, marcaram presença na noite de terça-feira (6) no auditório Mauro Cesar Pasqual, para uma palestra explicativa e informativa sobre o sistema de armazenagem e validação automática de Notas Fiscais Eletrônicas. O encontro reuniu os associados que emitem ou recebem Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) e Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe) que foram alertados sobre os riscos relacionados a multas e transtornos fiscais e jurídicos aos quais estarão sujeitos ao não guardarem e validarem corretamente os arquivos digitais provenientes destes documentos. “Foi um encontro esclarecedor que certamente contribuiu para o conhecimento dos empresários videirenses na adequação dessa nossa legislação”, disse o presidente da CDL – Evandro Colle que acompanhou o evento.


A palestra foi ministrada pelo representante da Federação Catarinense dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Valdemir Manoel da Silva que ressaltou que a legislação vigente, prevê que todos os arquivos XML provenientes da emissão ou recebimento de notas Fiscais Eletrônicas devem ser armazenados de forma a estar á disposição de auditoria fiscal sempre que solicitados, sob pena de notificação e multa, devendo ainda ser validados para confirmar sua autenticidade junto à Sefaz(Secretaria da Fazenda). Da mesma forma, como era com os antigos blocos de notas fiscais, o arquivo eletrônico da NFe, chamado XML, deve, obrigatoriamente, ser guardado pelo período de 5 anos o ano corrente de acordo com a lei 10.29, de dezembro de 1996.

Durante a reunião, os participantes também conheceram o Programa XML-SPC , cujo sistema foi negociado pela FCDL para ser fornecido aos lojistas catarinenses para facilitar a adequação a lei. De acordo com Silva, o XML-SPC é uma ferramenta on-line de baixo custo e que oferece toda a praticidade e segurança, permitindo inclusive o recebimento de mercadoria através do Danfe – Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Desta forma, mesmo que o fornecedor ainda não tenha enviado o XML o destinatário poderá verificar a autenticidade da NF-e e receber a mercadoria com tranquilidade e segurança certo de que não se trata de uma nota fria, fraudada ou cancelada.



Silvia Palma
Assessoria de Imprensa CDL Videira