A CDL
Fundada em 22 de setembro de 1976, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Videira foi constituída por iniciativa de um grupo de empresários, com o propósito de fortalecer esse segmento, levando em consideração o desenvolvimento da cidade, através de uma entidade que os identificasse.

Desde então, a CDL Videira, tem a honra de ser presidida por empresários valiosos que conservam os objetivos de estarem atentos aos anseios do comerciantes e lojistas de Videira e região e também dos consumidores.

Atualmente com 250 associados, a CDL comemora quase quatro décadas de atividades, sendo referência de serviços para o varejo. O principal produto da entidade é o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) que garante aos lojistas associados maior segurança no momento da efetivação da venda.
CRONOLOGIA
1976 -
(22 de julho) – reunião de constituição da comissão de implantação da CDL em Videira, com a presença do representante da CDL Joaçaba, Antonio Lorenzzoni. Na ocasição Vilmar Zunino foi aclamado pela assembléia como presidente da Comissão pró-implantação da CDL. O dia 22 de setembro de 1976 ficou como data oficial de fundação da CDL Videira e em 5 de novembro do mesmo ano tomou posse a primeira diretoria com a presença de vários convidados, entre eles o presidente da Federação de Clubes de Diretores Lojistas de SC, José Dias, o delegado distrital da 4ª região, Osmar Demarco, Elias Capini da CDL Caçador, Orestes D´Agostinho da CDL Curitibanos, Nelson Lorenzzoni da CDL Capinzal, Antonio Lorenzzoni , secretário executivo do SPC e da CDL Joaçaba e Franscisoc Burges, Juiz de Direito da Comarca de Videira.

Primeira diretoria da CDL Videira:
Presidente: Ironi Soares – Ofieltec Comércio e Refrigeração Ltda
Vice-presidente: Guerino gaio – Osmar Fávero e Cia Ltda
Diretor-secretário:Edgar Santi – Domingos Forlin Ltda
Diretor-tesoureiro:Augusto Carlos Heinz Goldbach – Casa Ruecker Ltda
Diretor de ralações públicas: Darci Ribeiro – Mecânica Digo e Auto Mecânica Geral Ltda
Diretor Social: Roberto Pastore – Dresch & Cia Ltda
Diretor de Serviço de Proteção ao Crédito: Vilmar Zunino – Perdigão S.A Comércio e Indústria
1977 -
Instalada na Rua padre Anchieta, em sede alugada, as primeira reuniões tinham como assunto de pauta a compra de móveis e equipamentos para o desenvolvimento doas trabalhos relativos ao SPC e CDL. Entre as atividades desde ano destacam-se:
Aprovação do regulamento e Regimento Interno do SPC;
Estruturação da sala com mesas e cadeiras, com acomodação para 50 pessoas;
Desenvolvimento do Baile do Comerciário com eleição da rainha;
Desenvolvimento do 1º Concurso de Vitrines com o seguinte resultado: 1º lugar: perdigão S/A, 2º Lugar: Relojoaria Pérola (atual Relojoaria Pascoal) e 3º lugar: Loja Mary
1978 -
O ano foi marcado pelo ingresso de novos sócios e a constituição da Comissão para aquisição da sede campestre da CDL. Neste ano também foram realizados o 2º Concurso de Vitrines, o 2º Baile do Comerciário e a eleição da diretoria para o biênio 78/79, tendo como presidente, Alcenor Correa.
1980 -
Inicia-se o trabalho para angariar recursos para a construção da sede própria, sendo desenvolvidas várias campanhas e promoções. Também foi eleita a diretoria para o biênio 80/81, tendo como presidente Guerino Gaio.
1981 -
Os trabalhos para a construção da sede própria iniciam. É constituída a comissão pró-construção, tendo como presidente, Nivaldo Canever (Caixa Econômica Federal) e os demais membros: Alcenor Correa (Casas Pernambucanas), Ironi Soares (Ofieltec) e Mário Carelli (Perdigão S/A). Neste ano também foi eleita a diretoria para o biênio 81/82, tendo como presidente Amado Pascoal.
1982 -
Com o início das obras da sede própria, o então prefeito de Videira, Tadeu José Comerlato, através de Projeto de Lei, faz doação de recursos para a continuidade das obras.
Principais realizações:
Eleição da diretoria biênio 82/83 – Presidente Eroni Soares;
Desenvolvimento do Concurso de vitrines com o seguinte resultado: 1º lugar: Loja Sulca, 2º lugar: Calçados Tropical e 3º lugar: J.H. Santos
1983 -
Vários eventos marcaram este com o objetivo de angariar fundos para a continuidade da obra da sede própria. Além disso, aconteceu o baile do Comerciário, considerado um dos maiores eventos sociais do município e a eleição da diretoria do biênio 83/84, cujo presidente foi Vilmar Gasparetto.
1984 -
A CDL Videira se confirma como um pólo de desenvolvimento e atualização para o ramo comercial. Neste ano houve a eleição da diretoria para o biênio 84/85, tendo como presidente Ademar Nowasky e a entrega da escritura do terreno da sede própria campestre, que foi um dos marcos da história da CDL.
1985 -
Neste ano foi aprovada a criação do Sindicato do Comércio Varejista de Videira; foi legalizado e aprovado o Estatuto da Associação Profissional dos Empregadores- Associação Patronal; aconteceu a efetivação da aquisição do terreno ao lado da sede campestre; foi criado o Conselho Diretor para o acompanhamento das obras da sede e arrecadação de fundos para a continuidade da obra, tendo como presidente, Clóvis Techio. Ainda em 1985 a CDL passa a ser integrante da Comissão de Turismo Municipal e pela primeira vez a eleição da diretoria da CDL tem três chapas para votação, sendo:
Chapa 1- presidente: Gilberto Boschetti
Chapa 2 – presidente : marino Schiochet
Chapa 3 – presidente : Messias Savian
Com 60% de aprovação , Gilberto Boschetti da Chapa 1 foi eleito para o biênio 85/86.
1986 -
Uma década de implantação. Grandes mudanças, novos caminhos. Novos sócios passam a fazer parte da CDL; o baile do Comerciário se consolida, foi aprovada a venda da sede campestre e a compra do terreno central para a construção da sede administrativa da CDL; Videira sedia o Encontro Estadual das CDL´s com apoio da FCDL. Foi aprovada a fundação da Associação Patronal de Videira, tendo como primeiro presidente, Clóvis Techio. Um ano depois a Associação se transforma em Sindicato Patronal. Ainda em 86, junto com outras entidades, a CDL trabalhou para a implantação da linha de ônibus Videira/São Paulo/Videira e elegeu a diretoria para o biênio 86/87, sendo o presidente, Marino Schiochet.
1987 -
Com a venda da sede campestre, o objetivo do ano de 87 passa a ser a construção da sede administrativa. Entre os terrenos apresentados, o da Rua Iomerê teve maio aceitação entre os associados, devido a proximidade como Centro da cidade. Demais atividades :
- Constituição da Comissão para a construção da sede Administrativa, tendo como presidente Clóvis Techio e Mauro Pascoal como engenheiro responsável;
- O baile em comemoração aos 10 anos da CDL foi o maior evento social daquele ano;
-Realização de vários cursos para lojistas e funcionários;
- Criação do serviço de Proteção ao Cheque (SPCH);
- Com a implantação do Sindicato dos Empregados do Comércio e o Sindicato dos Empregadores, o relacionamento passa a ser uma constante, as negociações de alteração de horários, como Carnaval, Páscoa e Natal, além dos reajustes salariais passam a acontecer em assembleias oficiais;
- Pela primeira vez, a CDL Videira tem um diretor distrital na Federação dos Dirigentes Lojistas de Santa Catarina, na gestão 87/88 com Clovis Techio;
- Preocupada com o futuro do município a CDL passa a desenvolver ações de responsabilidade social, tendo como foco a preservação do Rio do Peixe. Em parceria com a Prefeitura, realiza ações alternativas para solucionar o problema da rede de esgoto às margens do rio;
- Eleição da diretoria biênio 87/88 com três empresários como candidatos a presidência: Clovis techio, Gilberto Zarpellon e Eurico Picker. Clovis Techio foi eleito.
1988 -
A constância de ações desenvolvidas leva a CDL e o SPC a reescreverem sua história em Videira.
- Lojistas de Arroio Trinta e Salto Veloso são associados, tornando a CDL Videira e o SPC, entidades regionais;
Os trabalhos de valorização e divulgação da CDL Videira, neste ano, foram diversificados:
- Entre concursos escolares e seminários e treinamentos, a CDL também realizou o Baile do Comércio, que elegeu como rainha Angélica Zarro, representando a loja Calçados Tropical, Luciane Padilha representando a loja Carmem, como 1ª Princesa e Cristina Klock, como 2º princesa, representando a loja Carolina Modas Infantis;
-Eleição da diretoria biênio 88/89, tendo como presidente Guerino Gaio;
Foi em 1988 que a CDL Videira também instituiu o Prêmio Destaques do Ano. Na ocasião os vencedores de cada categoria foram:
Comércio de Calçados: Calçados Tropical
Comércio de Confecções: Confecções Ele e Ela
Comércio de derivados de petróleo: Posto Dois Pinheiros
Comércio de eletrodomésticos: Hermes Macedo
Comércio de Joalheria: Relojoaria Pascoal
Comércio de peças e veículos: Videcar Ltda
Comércio de ótica: Ótica Precisão
Comércio de pneus: Joaçaba Pneus
Comércio de produtos farmacêuticos: Farmácia Bom Jesus
Comércio de roupas infantis: Carolina Modas Infantis
Instituição Financeira: Besc S/A
Loja mais popular: Mercado de tecidos Leon
Lojista destaque: Clovis Techio
Médico: Olavo Scmidt
Melhor Programa de rádio: Canta Brasil
Melhor comunicador de rádio: Antonio C.L. Souza ( Caco)
Dentista: Décio Negretto
Supermercado: Cooperativa Agropecuária Videirense
Homenageados de honra:
Área Administrativa Municipal: Gabriel Bogoni
Área Industrial: Saul Brandalise
Comércio de materiais de construção: Ferragens Fávero
1989 -
O envolvimento da CDL com a sociedade se intensifica. A entidade passa a ter um representante na Comissão Municipal de Trânsito;
- O baile do Comércio elege como rainha Eliane Ferreira, representando a Perdigão Agroindustrial S/A, como 1ª princesa Michele Catarina Souza, representando a Empresa Locatelli e Cia Ltda e como 2ª princesa Patrícia Pedroso, representando as Lojas Carmem.
- A assembléia aprova a permanência, na CDL, por um ano, dos empresários Genir Lesandrete, Clovis Techio e Marino Schiochet por trabalhos desenvolvidos na entidade, mesmo os três não possuindo comércio ativo;
- Eleição da diretoria biênio 89/90, tendo como presidente Ademir José Hermes.
1990 -
Os trabalhos do ano seguem como envolvimento da comunidade.
- realização do baile do Comércio, elegendo Fabiane Silveira, representante a Empresa Grape Sport, como rainha, Larissa Seemann, representando o Banco do Brasil, como 1ª princesa e Luzia Verona, representando a Flaper Modas, como 2ª princesa.
1991 -
Este foi ano da efetivação da permuta entre a Prefeitura de Videira e a CDL, para o terreno localizado na Rua Jacob Gaio, no Bairro II Pinheiros, onde hoje é a sede da CDL. O anteprojeto da sede Administrativa é apresentado pelo engenheiro Mauro Pascoal à diretoria e ao conselho superior para análise e adequações;
- Realização de competições esportivas e do Baile do Comércio;
- Eleição da diretoria para o biênio 91/92, sendo eleito como presidente o empresário Ademar Nowasky.
1992 -
A construção da sede Administrativa prossegue e cada associado se compromete a doar três sacos de cimento para a conclusão da obra;
- Inicia a negociação para a criação do Procon, tendo como responsável temporária, a promotora de Justiça, Maria Regina Lakus Forlin;
1993 -
A CDL Videira passa por problemas financeiros por compromissos assumidos na construção da sede própria. Dez empresas associadas se dispõem a antecipar as mensalidade com a finalidade de saldar os compromissos assumidos: TV Color, Relojoaria Pascoal, Madeilar Madeiras, Ofieltec Comércio e Refrigeração, Mercado de tecidos Leon, Disapel Eletrodomésticos, Ferragens Fávero, Luagel Confecções, Lojas Parizotto e Vide Móveis;
- Neste ano, o desenvolvimento profissional foi uma das prioridades, com a realização de cursos técnicos de vendas e gerenciamento de vendas, desenvolvidos pelo SENAC;
- Foi realizado um Concurso de Vitrines Natalinas com os seguintes vencedores: 1º lugar: Xurupita Confecções, 2º lugar: Tropical Esportes e 3º lugar: Lojas Colombo.
- A primeira reunião em sede própria aconteceu no dia 13 de dezembro, tendo como pauta a posse da nova diretoria do biênio 93/94, sendo o presidente Ironi Soares. O momento foi de comemoração e contou com a presença do presidente da CDL Joaçaba e vice-presidente da FCDL, Jorge Phol, além do presidente da CDL de Curitibanos, Dercino Moraes dos Santos.
1994 -
As campanhas para incrementar as vendas de Natal passam a ser um dos maiores eventos da CDL. Em 1994 o sorteio ganha a grandiosidade que o comércio almejou com o sorteio de um carro, uma Tv, um refrigerador, um fogão e uma bicicleta.
- Eleição da diretoria para o biênio 95/96 com a escolha de Mauro Pascoal para a presidência.
1995 -
A campanha natalina de prêmios foi novamente um sucesso com o sorteio de um veículo e uma moto, além de um refrigerador, um fogão e um aparelho de som.
- A diretoria da CDL solicita junto ao Poder Judiciário a implantação do Juizado de Pequenas Causas, para melhor atender a comunidade.
1996 -
A Sede Administrativa da CDL Videira foi inaugurada no dia 12 de julho de 1996, pelo presidente da época, Mauro Pascoal. O evento aconteceu durante uma reunião festiva com associados, autoridades e a comunidade;
- No mesmo ano é deflagrado processo para a ampliação do primeiro andar da Sede Administrativa;
- Neste ano os associados aprovaram em plenária a possibilidade das esposas dos associados concorrerem a cargos eletivos;
- Campanha de Natal movimentou o comércio e sorteou um carro, uma moto, TV e geladeira;
- Eleição da diretoria do biênio 97/98 tendo como presidente Ademar Nowasky.
1997 -
Os trabalhos internos nortearam o ano. Com a conclusão do 1º andar a assembleia aprova o nome do auditório para salão de convenções Mauro Cezar Pascoal;
- Aprovada a realização da Feira Comercial com os associados da CDL;
- Sindicato dos Empregados e CDL aprovaram a mudança no horário para os sábados, ficando um sábado por mês com horário de atendimento comercial estendido.
- Nova campanha de sorteio de Natal cujos prêmios foram um carro, uma TV 29” , uma TV 20” e uma TV 14”.
1998 -
Em ano de Copa do Mundo, as adequações do comércio quanto a horários e eventos se voltaram para o evento mundial.
- As melhorias na sede administrativa de concretizam e a Prefeitura realiza a pavimentação da Rua Jacob Gaio, onde a CDL está localizada;
- Uma das grandes conquistas deste ano foi a implantação do Sistema de Consultas de Cheques, no Serasa, via telefone;
-Eleição do empresário Zeferino Parizzoto para a presidência da diretoria biênio 1999/2000.
1999 -
Um dos grandes avanços conseguidos pela CDL e o SPC de Videira, em 1999, foi o reconhecimento em âmbito estadual. O SPC se interliga com o SPC estadual e a CDl tem o empresário Ademar Nowasky eleito como diretor do Distrito.
2000 -
Com o objetivo de manter serviços de utilidade para lojistas associados, no ano 2000, foi desenvolvido o “Jornal do Comércio” com abrangência regional;
- O envolvimento com a comunidade também é uma constante e a CDL passa a rfazer parte do Conselho Municipal de Turismo;
- A campanha de Natal novamente foi um sucesso sorteando um carro, um mini buggy , duas Tvs e um forno elétrico.
2001 -
Os trabalhos sociais e de preservação ao meio ambiente passam a ser uma das grandes preocupações da CDL. Com atividades voltadas à essas áreas a instituição aumenta sua representatividade e se consolida como uma entidade preocupada com o meio onde está inserida.
- Recursos provenientes de eventos sociais são repassados à Rede Videirense de Combate ao Câncer;
- Uma campanha de preservação para o Rio do Peixe é desenvolvida e conta com a participação de todas as escolas municipais, estaduais e particulares ;
- O salão de festas da CDL é inaugurado.
2002 -
Os trabalhos sociais continuam e novos projetos começam a se tornar realidade. A CDL passa a ser um dos patrocinadores da Associação Videirense de Futsal;
- É desenvolvida junto aos estabelecimentos comerciais e industriais de Videira a campanha “ Recupere o crédito de seu funcionário”;
-A campanha de Natal passa por inovação, sorteando prêmio em dinheiro;
- A decoração natalina foi desenvolvida voluntariamente por artistas plásticos de Videira em parceria com a Prefeitura e a Perdigão;
- O concurso de vitrines, neste ano, contou com a participação de residências e distribuiu prêmios como forma de incentivo;
- O empresário Evandro Luiz Colle foi eleito presidente da CDL para o biênio 2003/2004.
2003 -
Ano de inauguração do Auditório Mauro Cezar Pascoal;
- Com apoio da CDL Videira é criada a Associação de Turismo do Vale da Uva e do Vinho fortmada pelos municípios de Videira, Pinheiro Preto e Tangará;
- Iniciam-se as negociações para a criação de uma cooperativa de crédito da CDL e da ACIAV;
- A sede administrativa passa por nova reforma.
2004 -
O presidente da CDL, Evandro Colle pede o desligamento da diretoria da entidade devido a participação nas eleições municipais. O cargo é assumido por Gilberto Boschetti.
- É aprovado o aumento de sócios patrimoniais;
- Euclides João Guzzi é eleito presidente da CDL para o biênio 2005/2006;
2005 -
Além dos trabalhos rotineiros, em 2005 inicia-se a preparação das festividades em comemoração aos 30 anos da CDL Videira;
- As campanahs relativas as datas festivas ( Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dias das Crianças e Natal) tiveram orientações e acompanhamentos da CDL. Como atrativo, nestas datas, um trenzinho turístico, contratado pela CDL, percorreu as ruas centrais durante a semana e aos sábados com horário prolongado.
- Uma grande campanha informativa chamada “Feirão do imposto” foi realizada com a finalidade de conscientizar os consumidores sobre o valor dos impostos sobre os produtos;
- Aprovada em plenária a participação da CDL na Videirafest;
- O empresário Ademar Nowasky é eleito diretor distrital da FCDL para o biênio 2005/2008;
- A Unoesc Campus Videira, através do Curso de Gestão Empresarial, com o apoio da CDL promove a premiação do Empresário Destaque 2005;
- Reconhecendo a necessidade de qualificação e atualização da classe empresarial a CDL firma parceria com a Unoesc e a Aciav para a implantação da primeira turma do curso de Gestão de Varejo.
2006 -
Projeto denominado Dia “D”, quando o comércio fica aberto até as 16 horas se consolida e um calendário para o ano todo é aprovado em assembleia;
- Na Páscoa forma sorteados diversos vales-compra, estimulando o incremento nas vendas do comércio videirense;
- O curso de Gestão de Varejo, desenvolvida através de uma parceria ebntre a CDL ,a Unoesc e a Aciav forma a 2ª turma;
- Realização do 1º “Liquida Videira”;
- No mês de setembro, um evento festivo marcou a comemoração dos 30 anos da CDL Videira. A iniciativa contou com um jantar oferecido aos associados, autoridades e amigos da CDL. Na mesma noite os ex-presidentes foram homenageados com placas comemorativas e uma galeria de fotos dos empresários que presidiram a CDl também foi inaugurada.
2007 -
O empresário José das Neves Olivo Posse é eleito para seu primeiro mandato (biênio 2007/2008). A sede da entidade recebe novos investimentos e melhorias através da reforma total do telhado , custeada por meio de um empréstimo financeiro feito junto a FCDL. No mesmo ano ainda foi instalado o sistema de climatização na área administrativa, realizada a troca das janelas e a construção da cozinha e da lavanderia na área administrativa.

Ainda em 2007, a CDL Videira promoveu e coordenou, no mês de julho, um baile onde foi eleita a Rainha da Videira Fest. O lucro do evento foi revertido em prol da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Divino Salvador. No mesmo ano a CDL ainda participou ativamente do Dia da Cidadania promovido no município e contratou de forma continua os trabalhos de uma assessoria de imprensa.
2008 -
Em 2008 a CDL ofereceu, durante todo o ano, uma ajuda de custo ao Fórum da Comarca para viabilizar a contratação de um estagiário;
Realizou a transferência da conta corrente da CDL para o SICOOB;
Promoveu um importante curso sobre a Bolsa de Valores e realizou um concurso de Vitrines de Natal;
O Auditório Mauro Pasqual recebeu novo investimento, passando a contar com um moderno sistema de climatização do ambiente;
Para homenagear os pais associados promoveu a 1ª Noite de Queijos e Vinhos;
Em parceria com a Prefeitura realizou o projeto de decoração natalina da cidade recebendo um repasse de R$ 50.000,00 ( Cinquenta mil reais).
2009 -
O empresário José das Neves Olivo foi reeleito com a mesma diretoria, permanecendo a frente da presidência pelo biênio 2009/2010);
A parte externa da CDL foi pintada e recebeu textura (grafiato);
Por meio de uma parceria com a Prefeitura de Videira realizou reunião explicativa por meio do PROCON e promoveu encontros orientativos sobre usos de carros de som;
Realização do 1º Natal da Gente em parceria com a Prefeitura de Videira. A partir deste ano a decoração se ampliou, se modernizou e ficou mais bonita. Uma árvore de Natal gigante, com 21 metros de altura, foi uma das principais atrações da região.
2010 -
Através de uma decisão em assembleia ficou instituído que todo e qualquer associado é obrigado a participar do Projeto de decoração e iluminação natalina, com uma taxa de R$ 10,00 mensais;

A CDL Videira firmou contrato com as rádios de Videira para divulgar as datas dos “Dias D”;

Neste ano, a CDL fez a distribuição do Código de Defesa do Consumidor gratuitamente, assim como a distribuição da Cartilha do Cheque e o Guia do Associado;

A entidade participou como apoiadora da comunidade de São Pedro no 2º Palio do Vinho promovido pela Prefeitura de Videira em comemoração aos 66 anos do município. A comunidade de São Pedro ficou em 3º lugar na competição.

Neste ano a CDL também ampliou seu aspecto social lançamento no município o Projeto Recicla CDL criado pela FCDL. A iniciativa tem o objetivo de diminuir a emissão de lixo, incentivar a coleta seletiva e a reciclagem no dia-a-dia dos videirenses, além de promover a coleta de resíduos recicláveis. Somente na primeira edição mais de 7 mil quilos de lixo eletrônico foram entregues pela comunidade e destinado corretamente.

Realização do 2º Natal da gente com decoração especial, shows artísticos e chegada do Papai Noel.
2011 -
O empresário Evandro Luiz Colle é eleito para a presidência da CDL para o 3º mandato;

Em parceria com a Prefeitura de Videira, a CDL realizou a 1ª Páscoa da Alegria, projeto que a exemplo do Natal, promoveu a decoração da Praça Central de Videira com motivos de Páscoa. Para efetivar o projeto a CDL recebeu o repasse de R$ 20 mil da Prefeitura.

Em 2011 a CDL realizou mais três edições do Projeto recicla CDL sendo:
2º Recicla CDL – abril de 2011 – 5 mil kg de lixo recolhidos
3º recicla CDL – outubro de 2011 – 8 mil kg de lixo recolhidos
4º recicla CDL – novembro de 2011 – 6.400 kg de lixo recolhidos
Socialmente a CDL atuou fazendo a doação de uma máquina digital para a Rede Videirense de Combate ao Câncer para sorteio; participando da Campanha Hábito Legal, que recolheu milhares de garrafas pet e do projeto Outubro Rosa para a conscientização da prevenção do câncer de mama.

Ainda em 2011, o salão de festas da CDL recebeu uma série de melhorias como a climatização total do espaço, oferecendo mais conforto e comodidade aos usuários, a aquisição de tampões redondos para ampliar o tamanho das mesas e a troca geral do sistema de iluminação do salão.

Realização do 3º Natal da gente com decoração especial, shows artísticos e chegada do Papai Noel.
2012 -
Em parceria com a Prefeitura de Videira, a CDL realizou a 2ª Páscoa da Alegria, projeto que a exemplo do Natal, promoveu a decoração da Praça Central de Videira com motivos de Páscoa.
Neste ano, através de várias mobilizações, a CDL conseguiu evitar a realização de uma feira comercial promovida por comerciantes de fora da cidade, em um clube da cidade. A promoção considerada desleal com o comércio local já havia acontecido em outros anos;

Cobertura da sede administrativa passou por nova reforma;

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a atração de novos negócios para o município, a Prefeitura de Videira através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Videira (Aciav) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, instalaram em 2012 o Centro de Atendimento Sebrae ao Empreendedor (Case), no município.

Realização do 4º Natal da gente com decoração especial, shows artísticos e chegada do Papai Noel.
2013 -
O empresário Evandro Luiz Colle é eleito para a presidência da CDL para o 4º mandato;

Visando manter a classe lojista informada a CDL promoveu uma reunião com o PROCON para tratar sobre a legalidade e a necessidade da precificação nas vitrines.
Realização da 5ª Edição do Projeto Recicla CDL (maio) com o recolhimento de 5 mil quilos de lixo eletrônico;

Através de uma parceria com a Prefeitura de Videira por meio da Secretaria Municipal de Educação a CDL Videira desenvolve a 1ª Edição do Projeto Recicla CDL na Escola que conta com a participação das oito escolas de Rede Municipal de Ensino. Visando conscientizar as crianças e as tornar multiplicadoras das boas práticas em prol do meio ambiente, a FCDL lançou um concurso de desenho e redação com o tema “Como posso preservar o meio ambiente”. Participam da iniciativa mais de 3.500 alunos, sendo que os estudantes de 1ª a 5ª séries participam do concurso na modalidade de desenho e os de 6ª a 9ª séries, concorrem na modalidade de redação.

Realização do 1º Feirão da Casa e Construção em parceria com a Empresa Negócio Fechado. O evento reuniu mais de 30 expositores locais, mostrando as potencialidade do comércio videirense, atraindo milhares de pessoas nos dois dias do evento.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Videira (CDL) continua investindo cada vez mais na infraestrutura de sua sede para melhor atender os cerca de 250 associados e a comunidade videirense, que também pode alugar o espaço e usufruir do local. Em 2013 a entidade promoveu a ampliação do palco, a aquisição de uma nova bancada para a formação de mesas de honra, um novo púlpito para os oradores, além da adaptação do equipamento de projeção e a aquisição de um moderno sistema de sonorização.
Copyright © 2013 CDL Videira - Todos os direitos reservados | Webmail - Acesso Restrito